sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Evolução das Habitações

As habitações foram evoluídas muito com o passar dos tempos.
Em primeiro lugar o homem começou por se abrigar em abrigos naturais como cavernas e grutas.
Os abrigos naturais tinham vários inconvenientes porque eram fixos e por vezes mal situados, como o homem andava sempre a movimentar-se para a caça acabaram por fazer abrigos artificiais com madeira, ramos de árvores, todo o tipo de materiais que tinham disponíveis na altura.
Com o evoluir dos tempos o homem começou a fazer as casas com os materiais disponíveis, as técnicas de construção dominadas por certos grupos e a sua realização de planeamento e arquitectura era função das actividades económicas, do género de vida e dos padrões culturais.
Habitação rural é muito influenciada em função do meio geográfico em que se encontra porque os habitantes têm um contacto directo com a natureza e também por serem grupos mais pequenos e serem menos equipados tecnicamente e mais ligados á tradição.
Por sua vez a habitação rural não serve só de abrigo mas também é muitas vezes local de trabalho e de armazenamento de produtos e por vezes dos próprios animais.
As mais simples utilizavam materiais vegetal praticamente sem elaboração, são construídas basicamente por troncos e ramos de arvores entrelaçados e amarrados por fios, forrados ou não com barro, esteiras ou folhas, a cobertura é feita de palha, folhas ou nas zonas mais evoluídas eram em telha.
Casa de pedra embora exista em todos os continentes o seu domínio principal é da área europeia que circunda o mediterrâneo onde nós estamos inseridos, não é por acaso que no nosso país existem grandes quantidades de habitações em pedra.
Com o evoluir dos tempos e a necessidade de mais construção, a falta de espaço principalmente nos grandes centros urbanos começou-se a utilizar outros tipos de matéria já industrializados como o tijolo, cimento, betão armado, ferro, alumínio etc.
Tudo isto adaptado a novas técnicas de construção, tendo em conta a sua localização geográfica e climatérica.
Em muitos locais deixaram de haver casas e passaram a haver os conhecidos arranha-céus, porque a falta de espaço para construção começam a ser escassos

3 comentários:

Rui Pinto disse...

Excelente explicação sobre a evolução da habitação.

Rui Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S disse...
Este comentário foi removido pelo autor.